DIY | Blog Planner

19:00

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa bastante organizada. E no que toca ao blog a história é a mesma. Gosto de ter tudo muito bem organizado para facilitar as coisas, principalmente na hora de criar e publicar novos posts. Para manter as coisas arrumadas aqui no estaminé, o meu segredo é: ter um blog planner. Então, neste post, vou-vos mostrar o meu e ensinar-vos resumidamente a fazer o vosso próprio blog planner.

Primeiramente, o programa que uso para fazer todas as minhas peças criativas, neste caso, o blog planner, é o Adobe Illustrator. Como é óbvio, eu sei que muitas de vocês não sabem mexer nestes tipos de programas de design, então, podem optar por usar um programa mais fácil, como o Word, por exemplo. Sim, dá para criar estas coisinhas no Word. Não saem tão perfeitas nem conseguem fazer certas coisas, mas podem improvisar. Basta darem asas à vossa imaginação!

Comecem por escolher o tamanho da vossa folha (A4, A5), conforme vos der mais jeito. No meu caso, eu optei por uma folha A4 para dar para 5 posts. Adicionem um header e uma barra, como as dos nossos blogs, e escrevam "Data" e "Post".

O objetivo de ter um blog planner é manter o blog organizado e tornar o nosso trabalho um pouco mais simples por isso, criá-lo o mais simples possível é o melhor.
Então, por baixo de "Data", desenhem um espacinho para escreverem o dia, mês e ano. Isto porque, para ser mais simples, o blog planner que criei não tem nenhum calendário propriamente dito, porque eu não publico todos os dias e isso era desnecessário para mim.
Podem deixar uma segunda linha por baixo para escreverem o dia da semana. Isso ajuda-me bastante porque eu nunca sei a que dia da semana corresponde cada dia do mês.

Por baixo de "Post", desenhem um espaço para o título, outro espaço para a ideia em si do post, as tags que vão usar, como "#DIY", "#Look", etc., e um espaço para tirarem algumas notas.

Adicionem ainda um espaço para uma pequena "check list". Eu coloquei as tarefas gerais que compõem a criação de um post: tirar e editar as fotografias, escrever o post em si, agendá-lo e/ou publicá-lo. À medida em que vão cumprindo as tarefas, vão colocando um check no quadradinho.
Depois, é só copiarem e colarem o mesmo até preencherem a folha toda. A mim, deu para 5 posts por página.

No fim, coloquei o link do meu blog. Podem fazer o mesmo ou podem optar por deixar apenas uma barrinha. Como disse, só têm de usar a vossa imaginação!

E pronto, depois é só imprimir e têm o vosso blog planner pronto!
Aqui está o resultado final:

Se quiserem muito ter um blog planner mas não conseguem ou não têm paciência para o fazer (também acontece :P), podem sempre enviar-me um e-mail: maisumblogdemoda@gmail.com, deixar aqui um comentário ou enviar uma mensagem para o Facebook do blog e eu posso fazer-vos um totalmente a vosso gosto!

E pronto, por hoje é tudo. Espero que tenham gostado deste mini DIY e espero, de certa forma, ter-vos ajudado e inspirado. Se conseguirem fazerem, deixem nos comentários ou enviem-me as vossas fotografias por e-mail, Facebook, Instagram... Vou adorar ver os vossos trabalhos!


A hearty thank you! ♥


(post inspirado aqui)

You Might Also Like

21 Comments

  1. O teu ficou tão giro! O meu planner do blog são folhas brancas espalhadas por todo o lado com ideias de posts ahah! Que bela organização.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia, também já fiz uns para o meu blog, a ver se tiro fotos, mas gostei muito mais do teu ! hahahaha

    Beijinho ♥
    www.somethingwithsa-ra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia, e provavelmente vou fazer um!
    Obrigado e beijinhos!
    The True Vegan Life

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão giro ! Tens mesmo jeito pra estas coisas !
    Xoxo

    http://www.atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Adorei!! a ideia foi original, nnc tinha visto nem pensado em tal coisa ;)

    Bjinhos Sandra Color-s

    ResponderEliminar
  6. Adorei! Ficou tão giro :3
    segui o teu blog!

    Ana ♥
    http://aruivablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Adoro o teu blog planner, eu não tenho esse programa todo XPTO, por isso fiz o meu "lixinho" no word, vá, não saiu como eu queria mas também... melhor era impossivél no word :C
    Adorei imenso! <3
    xx, http://neverforgottenmercury.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Tenho um caderno pequeno comigo para apontar um futuro post ou ideias que vão surgindo, mas nunca pensei em elaborar um "blog panner" para o blog como este.

    Love, Carolina
    http://ohcarolinablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Tenho um caderno pequeno comigo para apontar um futuro post ou ideias que vão surgindo, mas nunca pensei em elaborar um "blog panner" para o blog como este.

    Love, Carolina
    http://ohcarolinablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Tenho um caderno pequeno comigo para apontar um futuro post ou ideias que vão surgindo, mas nunca pensei em elaborar um "blog panner" para o blog como este.

    Love, Carolina
    http://ohcarolinablog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. OHHH adorooo! queria ummm :3
    adoro listinhas!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Obrigada! ♥
    Ótimo DIY! Também gosto de ter tudo organizado!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Adorei a ideia, vou tentar fazer um parcido! é super giro, beijinho
    http://rimelsaltoseavental.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Muito bom!
    Beijinhos ♥
    Participem no GIVEAWAY - http://carolinasfsilva.blogspot.pt/2015/08/beauty-giveaway.htm

    ResponderEliminar
  15. Ficou super bonito. Adoro agendas, caderninhos, e adoro a sensação de me sentir organizada: em controlo ahahah :P Beijinho, Regina **
    Ellen Vicius Bag GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  16. Li alguns dos teus posts, gostei imenso!
    Têm conteúdo, o que me espanta, para uma menina da tua idade!
    Gosto da tua frase... continua :)
    Continua com o teu bom trabalho :)

    Maria do Céu
    http://mariaceuartesanato.blogspot.pt/

    https://www.pinterest.com/mariaceu1966/

    ResponderEliminar
  17. Adorei esta publicação é muito útil! Eu uso uma agenda :)


    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  18. A propósito, qual o tipo de letra que utilizaste?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário! A vossa opinião é sempre importante e muito bem-vinda. Responderei a todos os comentários aqui e/ou nos vossos blogs, por isso, deixem sempre o vosso link. Voltem sempre! ♥